16 de setembro de 2008

O caso da mala

Dona Maricota é a típica senhora que costumamos classificar como uma daquelas que "ficou pra titia". Não se casou, não teve filhos e muito menos netos. A única parenta viva mora a quilômetros de distância e ainda assim, por levar uma vida desregrada, Dona Maricota preferiu manter-se afastada. Aposentada, sua única diversão é tirar o pó dos móveis de seu apartamento e jogar paciência com o baralho de papel que ganhou no Mercadinho do Tio Tonho. Horas e horas a fio organizando as cartas para depois virar uma a uma até comemorar mais uma vitória.
Mais um domingo em casa.
Mais um domingo sentada em seu sofá, assistindo o Fantástico.
Mas, no corredor um barulho chama sua atenção.
- Deve ser aquele moço esquisito chegando com a namoradinha. Como pode? Uma mocinha tão simpática namorar um rapaz tão sem jeito?
Dona Maricota não conseguia se esquecer do dia em que flagrou o tal "rapaz sem jeito" atendendo o entregador de pizza com apenas uma toalha enrolada na cintura. Para ela, tal comportamento denunciava um caráter desleixado e suspeito. Logo, ela não conseguia compreender como a "mocinha de sorriso simpático" era capaz de namorar aquele sujeitinho.
Sem demora, correu para a porta para observar pelo olho mágico o que seria aquela movimentação suspeita. Quando viu o que havia no meio do corredor, seu sangue gelou...
- Sempre suspeitei daquele mal encarado! Meu Deus!
Ali, bem em frente ao apartamento 207, uma mala preta. Dentro dela, Dona Maricota contava como certo:
- Boa coisa não é!
Mil coisas se passaram pela sua cabeça, talvez influenciada pelas recentes notícias divulgadas na TV - chegou a temer pela moça simpática.
- Meu Santo Ignácio! Pobrezinha!
Como não havia movimento no corredor, aproveitou, abriu sua porta e correu para o apartamento da outra vizinha, virando o corredor à esquerda.
- Celestina, criatura de Deus! Tem uma mala no meio do nosso corredor! Se achegue e veja! Foi aquele moço! Eu vi tudo, mulher!
Estava histérica, a pobre. Já Celestina, tinha a cabeça feita, fora casada duas vezes! Não teve filhos, mas sabia muito bem que a juventude é sempre transviada...
- Calma, senhora... É só uma mala!
- Só uma mala? Onde você vive, Cristo?! Só uma mala... Onde já se viu! - E seguiu falando, xiando e criando tantas teorias que a única saída seria concordar com ela.
- Tudo bem, senhora Maricota. Vamos ver a tal mala.
Quando chegaram ao local onde a mala tinha sido desovada, uma surpresa! Para desespero de Dona Maricota, a mala havia sumido! Evaporou-se no ar!
- Minha Virgem Santa! Cadê a mala? Estava bem aqui que eu vi!
- Calma que nós resolvemos isso num instante... É só perguntar pro vizinho da frente se ele sabe de alguma coisa...
- Deus me livre e guarde!
- Olha só... É só bater à porta...
- Jesus! - E correu corredor afora, entrando no seu apartamento e batendo a porta logo atrás. Mas é claro que apesar do medo, Dona Maricota não perderia esse encontro por nada. Grudou o rosto no olho mágico e atiçou os ouvidos. Dali, não conseguia ver muita coisa, mas pelo menos dava pra ouvir o que era dito.
- Oi, me falaram que tinha uma mala aqui no corredor e foram correndo me avisar... Não sabiam de quem era...
- .... é minha já peguei tens uns 15 min!
- Ahhh, tá... É que foram me avisar e falaram para eu vir ver o que era que tinha acontecido, então ta TUDO certo né!??
Mas é claro que não estava! Como poderia estar? Uma mala no corredor... Isso não está nada certo... Se ele já pegou, então é porque tem algo errado, com certeza! Tem que puxar mais conversa com esse moleque pra descobrir a verdade... - pensava Dona Maricota do outro lado da porta.
- Sim...
- Boa noite então, tá...
- Tá... - e fechou a porta para encerrar o assunto.
Irada com o desfecho morno dessa história dominical, Dona Maricota gritou consigo mesma:
- Síndica medrosa! Da próxima vez eu mesma baterei à porta desse desajustado para descobrir a verdade! Ah, se não vou!

10 comentários:

letyleal disse...

Uma das minhas diverões é tirar pó de móvel também......
Sou quase uma Maricota.....

Anônimo disse...

Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidencia!!!

só isso a dizer...

letyleal disse...

Nossa o texto ficou muito bom...divertido demais baranga. Parabéns!

Unknown disse...

Isso tudo vc imaginou na sua cabeça ou é fato real??

letyleal disse...

Ahhh...
Lembrei agora um dos motivos do texto ser tão bom...é bem goiano!!! (o melhor elogio que me veio à cabeça)

Andréa e Deise disse...

Vai ter continuação???

salamandra disse...

Uai, sô...
Sou fã de trilogias, mas não sei se tenho cacife pra isso não...

Müller disse...

Night Rider. Você foi além do limite, dessa vez. Fantástico texto...

Anônimo disse...

"flagrou o tal "rapaz sem jeito" atendendo o entregador de pizza com apenas uma toalha enrolada na cintura."

verdade verdadeira, só não sei se dona Maricota viu tudo!

salamandra disse...

Verdade verdadeira,
se ela viu ou não viu, fica pra próxima