21 de setembro de 2008

Orkut: ame-o ou deixe-o

A pouco tempo atrás, internet era apenas internet: pouca gente sabia do que se tratava e muito menos gente sabia como utilizar. Mas, por uma série de razões que não cabe a mim citar, de uns anos pra cá, a coisa se tornou popular, e olha que não é popular no sentido "carro popular" da palavra, porque realmente todo mundo PODE ter acesso.
Uma das vedetes dessa popularização é o blockbuster chamado ORKUT que apesar de ser um site de relacionamentos, vez ou outra age como pivô de desentendimentos e até rompimentos. O orkut é praticamente uma entidade onipresente. Como todos podem e têm acesso, nele encontramos perfis de cães, gatos, personagens de animação e objetos. Há os que são populares e possuem 1.000, 2.000 amigos e outros que se contentam em manter menos de 50.
E como todo espaço democrático, há sempre uma cadeira reservada à senhora hipocrisia. Quando esta entra em cena, é uma maravilha: recados elogiosos e de felicitações deixados por pessoas que passam por nós todo santo dia e sequer são capazes de olhar nos nossos olhos, ou então a básica espiadinha no "orkut" alheio só pra se atualizar do que está acontecendo do lado de cá.
Orkut: EU AMO! Porque é justamente nesse ambiente aparentemente neutro que as pessoas se denunciam, às vezes basta olhar as fotos e vídeos. Em outros casos, temos mesmo é que interpretar o que somos ali e o que tentamos ser na vida real.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nunca me deixei abalar por Orkut´s da vida... ja vi varios que cancelam e mais cedo ou mais tarde retornam com novos perfis ou com os em voga... "perfis fakes" usados apenas para espiar o Orkut alheio...
como nunca me abalei por isso, sinto apenas pena das idas e vindas de pessoas que se deixam levar por algo tao superficial e nada confiavel... o que manda é a vida real o "olho-no-olho" como sempre disse:
- Orkut é otimo pra deixar recados e lembrar aniversarios...

o resto é resto... tenho dito!

Anônimo disse...

Orkut, eu concordo com o Jaime. Pode ser a melhor das coisas e a pior, sempre dependendo da razão de se utilizá-lo. Não vejo razão para bisbilhotar a vida alheia senão por mera curiosidade. Eu mesmo já o fiz várias e várias vezes. Mas nunca usei isso para desaforos e coisas afins. Eu gosto do meu orkut. Não o amo. Acho que deveria colcoar mais fotos, e falar um pouco mais da minha vida. Mas, já tá legal do jeito que tá. Lembranças a todos.

Andréa e Deise disse...

Hum... muito alarde. Orkut is not a big deal. Eu não o amo. Mas não penso em deixá-lo. Ele é como um ff conveniente, que sempre está lá, mas não é indispensável.

As pessoas sempre se denunciam no menor gesto. Um olhar torto as vezes diz muito mais que uma foto nua da pessoa. A hipocrisia tem espaço VIP reservado em qualquer lugar.
Eu acho que o orkut se tornou uma representação fria e pouco fiel de nós. Cabe aos navegadores ter discernimento disso (o que não acontece na maioria das vezes).